Aço inoxidável A2 e A4: principais diferenças e especificações

Os parafusos fabricados em aço inoxidável caracterizam-se por terem uma percentagem de crómio na sua composição química, o que confere ao material uma maior resistência à corrosão e à oxidação do que outros tipos de aço. As diferentes composições químicas dos aços inoxidáveis são determinadas de acordo com a norma EN 3506 e são classificadas em: aços resistentes à corrosão; aços refractários -para altas temperaturas-; e aços resistentes à fluência.

Quais são as características dos aços resistentes à corrosão, como os aços inoxidáveis A2 (AISI 304) e A4 (AISI 316)? Descubra as suas propriedades e principais diferenças.

 

Propriedades do aço inoxidável A2 (AISI 304)

O aço inoxidável A2, também conhecido como AISI 304, é composto por crómio – cerca de 18% -, níquel – aproximadamente 10% – e outros metais como o carbono, o manganês, o fósforo e o enxofre em proporções menores. Tem um acabamento superficial brilhante que lhe confere um toque estético para aplicações superficiais. No entanto, há que ter em conta que o material de que é feito não é resistente ao sal e à água do mar.

Entre as propriedades mecânicas do aço inoxidável A2 (AISI 304) destacam-se a resistência à corrosão – mesmo a altas temperaturas – e uma boa ductilidade e tenacidade. Isso permite que o material se deforme sem quebrar e pode suportar altos impactos. Outra caraterística deste tipo de aço é a sua facilidade de conformação. Isto significa que pode ser utilizado em processos de soldadura, conformação a frio e maquinagem.

Características do aço inoxidável A4 (AISI 316)

O aço inoxidável A4 ou AISI 316 tem a mesma composição química que o aço inoxidável A2 (AISI 304), mas é-lhe adicionado molibdénio. O molibdénio é um elemento químico que se caracteriza por conferir ao material uma maior resistência à corrosão, tornando os fixadores de aço inoxidável A4 (AISI 316) ideais para utilização em ambientes corrosivos e marinhos. É particularmente resistente à corrosão por picadas e à fissuração por corrosão sob tensão.

Ao contrário do aço inoxidável A2 (AISI 304), o aço inoxidável A4 (AISI 316) é um pouco menos maleável e pode ser formado por técnicas de maquinagem e soldadura. É também resistente a temperaturas elevadas e é ideal para utilização em ambientes marítimos.

Aplicações dos aços inoxidáveis A2 (AISI 304) e A4 (AISI 316)

Embora o aço inoxidável A2 (AISI 304) e o A4 (AISI 316) tenham propriedades semelhantes, ao escolher qual dos dois tipos aplicar nos seus projectos, deve ter em conta as especificações de cada um deles. Ambos são utilizados em parafusos, porcas, anilhas e outros elementos, mas quais são as aplicações mais comuns de cada um deles? Na tabela seguinte encontrará os pormenores:

Aço inoxidável A2 (AISI 304)

Indústria alimentar: máquinas de produção

Equipamento hospitalar: mobiliário

Indústria automóvel: acessórios para automóveis

Electrodomésticos, tais como frigoríficos, máquinas de lavar roupa e louça.

Aço inoxidável A4 (AISI 316)

Indústria marítima: construção naval

Equipamento hospitalar: mobiliário

Instalação de tubagens para transporte de fluidos

Construção em ambientes expostos à humidade

Para além de todos estes exemplos, na CHAVESBAO recomendamos que analise as propriedades específicas necessárias para cada tipo de aplicação antes de selecionar o produto. No nosso catálogo encontrará uma vasta seleção de elementos de fixação em aço inoxidável A2 (AISI 304) e A4 (AISI 316): parafusos, porcas, olhais, varões e muitos outros produtos.

 


Se tiver alguma dúvida, contacte a nossa equipa comercial através do formulário de contacto ou por e-mail para info@chavesbao.com.